Português English Español

Nenhum resultado foi encontrado.
Confira os termos da sua busca e tente novamente.


Abaixo, alguns dos itens mais buscados:

Ops! Parece que algo saiu errado.
Ocorreu um erro ao fazer a busca.
Por favor, tente novamente em alguns instantes.
Mais buscados
A imagem mostra a Orquestra e o Coro no palco da Sala São Paulo.

Voltar

Nona de Beethoven e obra-prima de Stockhausen abrem a Temporada 2026

corpo artístico
corpo artístico
corpo artístico
Diretor Musical e Regente Titular
Ricardo Bologna
regente
Wagner Polistchuk
regente
Camila Provenzale
soprano
Ana Lucia Benedetti
mezzo soprano
Issachah Savage
tenor
Sávio Sperandio
baixo
Local: Sala São Paulo
On-line Concerto digital: YouTube
Data: sex., 6 de março de 2026
Horário: 20:00
Duração: 110 min.
Preço: R$ 50,00 a R$ 330,00
Adicionar ao calendário

Programa

JOHANN SEBASTIAN BACH Fantasia e fuga, BWV 537 [Transcrição de Heitor Villa-Lobos]
KARLHEINZ STOCKHAUSEN Gruppen
LUDWIG VAN BEETHOVEN Sinfonia nº 9 em ré menor, Op. 125 – Coral

A Temporada começa com a belíssima — e raramente ouvida — orquestração de Villa-Lobos para a Fantasia e Fuga em dó menor, BWV 537, de Bach, que é um ótimo exemplo da capacidade do mestre barroco de unir expressividade e rigor construtivo. A versão de Villa-Lobos foi escrita em 1938, em pleno período de criação das Bachianas brasileiras.

Desde sua estreia, em 1958, Gruppen foi um marco vanguardista. Mesmo radical em sua concepção, a obra-prima de Stockhausen não é inacessível. Pelo contrário, propõe uma escuta imersiva, colocando o público em meio a três orquestras distribuídas pela sala de concertos: cada uma com seu próprio regente, para que os sons se movam pelo espaço em velocidades diferentes.

O programa se encerra com outra composição revolucionária: a Sinfonia nº 9 de Beethoven. Já na abertura, escutamos uma melodia surgir do caos e, ao final, o compositor inova de modo decisivo, introduzindo a voz humana no que era até então puramente instrumental. As célebres variações sobre a “Ode à Alegria” de Schiller que concluem a sinfonia são um apelo à solidariedade universal. É assim, com esperança no futuro mesmo diante dos conflitos do presente, que iniciamos mais um ano de música.

Libras

O intérprete da Língua Brasileira de Sinais estará posicionado no palco garantindo a acessibilidade do concerto para pessoas com deficiência auditiva

Audiodescrição

Audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual, intelectual, dislexia e idosos nos concertos. O recurso consiste em um narrador que descreve simultaneamente todas as informações que podem ser compreendidas visualmente, como figurinos, efeitos especiais, informações sobre o ambiente, descrição de gestos, créditos e legendas.