Programação
Slam das Minas
A Slam das Minas, primeira batalha poética de São Paulo com recorte de gênero, realiza sua final de 2025 na Estação Motiva Cultural. Desde 2016, o coletivo promove a literatura falada e outras linguagens artísticas, ampliando espaços de expressão para mulheres e pessoas trans.
Bésame mucho: concerto para bebês com participação da Susana Baca
“Os dias mais felizes da nossa infância são aqueles nos quais nossos pais (ou nossos avós, irmãos ou amigos) nos fizeram felizes” diz Carlos González no livro Bésame Mucho. Este concerto é a melhor oportunidade para que toda a família tenha um dia feliz e memorável na Sala São Paulo.
Câmara: um suvenir de Tchaikovsky
Totalmente executado por músicos da Orquestra e do Coro da Osesp, o programa reúne obras de Tchaikovsky e Shostakovich.
Für Elis: pianista Uriel Herman convida Lenna Bahule e Paula Morelenbaum em tributo a Elis Regina
Elis Regina ganha um tributo emocionante conduzido pelo pianista e compositor Uriel Herman — uma colaboração que celebra a força expressiva da música brasileira e o legado de Elis, por ocasião da comemoração de seus 80 anos. Juntam-se ao pianista as cantoras Lenna Bahule e Paula Morelenbaum.
Para Violeta + Saideira
Para Violeta traz à Estação Motiva Cultural expressões que se entrelaçam com o que Violeta Parra representa para a América Latina. A voz das populações oprimidas, a integração da cultura popular folclórica, a resistência política e o movimento da Nova Canção Latinoamericana.
Após o concerto, às 22:00 haverá uma Saideira Musical no bar da Estação Motiva Cultural com Artistas do Festival Ecos Latinoamericanos explorando as sonoridades andinas.
Ginastera & Bartók + Saideira
Neste concerto, o folclore ganha novas formas: das paisagens argentinas de Ginastera ao Brasil reinventado por Guerra-Peixe, encerrando com os contrastes modernistas de Bartók. Um encontro entre culturas, estilos e modos de escutar a tradição.
Cuatro Manos
O programa que reúne os pianistas Sérgio Escalera (Bolívia) e Erika Ribeiro (Brasil), vai de Villa-Lobos a Hermeto Pascoal, Lea Freire, Carlos Guastavino e Eleanor Alberga, culminando com A Sagração da Primavera, de Stravinsky, em versão para dois pianos — uma jornada virtuosa que une a música latino-americana ao repertório universal. O concerto dialoga com “Migrações”, às 20h na Motiva, que aproxima Stravinsky de Villa-Lobos e Silvestre Revueltas, incluindo a icônica Sensemayá em sua versão original de câmara.
Migrações + Saideira
O Festival Ecos Latinoamericanos chega ao fim com um concerto de encerramento poderoso e poético na Estação Motiva Cultural, reunindo obras que evocam as múltiplas faces da experiência migratória — humanas, sonoras e simbólicas. Intitulado Migrações, o programa estabelece um diálogo entre tradição e contemporaneidade na música latino-americana, cruzando geografias, afetos e trajetórias.
Uma viagem Utópica: música de ontem e de hoje
Após uma bem-sucedida passagem pelo Brasil em 2024, o prestigiado quarteto espanhol SIGMA Project chega pela primeira vez a São Paulo para apresentar Uma viagem Utópica: música de ontem e de hoje, programa que atravessa o Ars Subtilior, o flamenco, o minimalismo e a música brasileira contemporânea. No palco da Estação Motiva Cultural, o grupo fará a estreia brasileira da versão para quatro saxofones do célebre concerto de Philip Glass, além de apresentar, pela primeira vez na cidade, o mais recente quarteto do compositor Rodrigo Lima.
Recital de formatura: Classe de Canto Coral
Fundada em 2006, a Academia de Música da Osesp nasceu da necessidade e do interesse social de formar profissionalmente jovens músicos em início de carreira. Neste recital, os alunos da Classe de Canto apresentam o resultado dos meses de dedicação e estudo.
Assista aos concertos da Osesp de onde estiver com tecnologia 4K e áudio de altíssima qualidade.